Antonis Samaras, líder do partido conservador Nova Democracia, será designado nesta quarta-feira novo primeiro-ministro da Grécia, após o acordo de governo fechado por seu partido com os social-democratas do Pasok e os centro-esquerdistas do Dimar.
Samaras se reunirá às 19h locais (13h de Brasília) com o presidente do país, Karolos Papoulias, e “assim que acabar a reunião jurará como primeiro-ministro”, detalharam à Agência Efe fontes da Presidência da República.
Em sua chegada ao encontro, Samaras assegurou a Papoulias que existe uma maioria absoluta no Parlamento “disposta a apoiar um governo de longa duração para reativar a economia”.
Os três partidos que formam o Gabinete possuem 179 dos 300 deputados do Legislativo, o que assegura que superará sem problemas o voto de confiança da Câmara.
Segundo o canal de televisão “NET”, amanhã jurarão seus cargos os demais integrantes do Executivo, que estará composto por entre 15 e 17 ministros.
A expectativa é que muito dos membros do Gabinete sejam tecnocratas sem afiliação política.
Entre os nomes levantados para ocupar a pasta de Finanças destaca-se o de Vassilis Rápanos, presidente da entidade privada Banco Nacional da Grécia.
