O principal conselheiro do aiatolá Ali Khamenei para política externa, Ali Akbar Velayati, defendeu que o Irã aproveite as negociações multilaterais sobre o futuro de seu programa nuclear e ingresse em negociações diretas com os Estados Unidos.

continua após a publicidade

A recomendação de Velayati sinaliza o endosso da cúpula clerical iraniana às ações do presidente Hassan Rohani, criticado pelos setores mais conservadores da política local pelo acordo alcançado em novembro e por outros contatos com os EUA.

Citado pelo agência de notícias Mehr, Velayati sugeriu que o Irã negocie separadamente com cada uma das potências com as quais negociou o acordo alcançado no mês passado, inclusive com os EUA. O grupo de potências é formado por Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia, além dos EUA.

“Não estaremos no caminho certo se não conversarmos diretamente com cada um dos seis países”, declarou ele, citado hoje pela Mehr.

continua após a publicidade

Uma nova rodada de discussões técnicas sobre a implementação do acordo alcançado em novembro está marcada para a segunda-feira, segundo Abbas Araghchi, um dos negociadores iranianos. Fonte: Associated Press.