Os chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul) que se encontram em missão de urgência na capital paraguaia se encontrarão hoje com o presidente do Congresso paraguaio, Jorge Oviedo Matto, poucas horas antes do julgamento político do chefe de Estado Fernando Lugo.
O secretário-geral da Unasul, o venezuelano Alí Rodríguez Araque, liderará esse encontro que será realizado no Congresso, informou à Agência Efe um porta-voz da Câmara de Senadores. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, que seguiu diretamente do Rio de Janeiro, também estará na reunião.
Em apoio a Lugo, centenas de pessoas estão concentradas na frente da sede parlamentar.
Na noite desta quinta-feira, Rodrígues Araque declarou – depois que ele e os chanceleres de Unasul se reunissem com o governante -, que a preocupação do bloco regional é com “o exercício da democracia” e, dentro dela, “a reta administração de Justiça”.
Segundo Rodrígues Araque é “indispensável” que “este processe respeite o tempo necessário para que o acusado possa apresentar seu recurso de defesa”, ressaltou.
Além disso, o secretário-geral da Unasul expressou que conversará “com os partidos políticos e com o Parlamento” para ver “se há uma saída menos rígida do que a que está sendo apresentada”.
O Congresso bicameral, formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, deu início ao processo político do presidente Fernando Lugo pelo suposto mau desempenho em suas funções e por causa do resultado de uma operação de despejo de trabalhadores sem-terra em uma fazenda do nordeste do país.