Congressistas processam Obama por guerra na Líbia

Um grupo bipartidário de congressistas dos Estados Unidos apresentou hoje um processo contra o presidente Barack Obama em um tribunal federal, pela suposta conduta “ilegal” de Obama ao ordenar operações militares na Líbia sem autorização do Legislativo.

O deputado Dennis Kucinich, membro do Partido Democrata, o mesmo do presidente, e outros nove membros da Câmara dos Representantes apresentaram o processo. Eles alegam que Obama teria contornado o Congresso – que pela Constituição norte-americana tem a prerrogativa de declarar guerras – ao autorizar o uso de forças militares no exterior.

“Com relação à guerra na Líbia, nós acreditamos que a lei foi violada. Nós pedimos aos tribunais que ajam para proteger o povo americano dos resultados dessas políticas ilegais”, afirmou Kucinich.

Os EUA estão envolvidos na campanha de ataques aéreos contra forças do governo de Muamar Kadafi na Líbia. A ação internacional é liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com o fim de proteger civis da repressão oficial, e está respaldada por uma decisão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo