Mais de 30 supostos membros do Taleban morreram em diversos confrontos, ataques e bombardeios aéreos no Afeganistão, informaram autoridades nesta quarta-feira (27). Além deles, quatro policiais afegãos e um soldado alemão morreram em incidentes violentos. Um grupo de milicianos atacou, na terça, um posto de controle policial no distrito de Nad Ali, na província de Helmand, sul afegão.
O confronto deixou 18 rebeldes mortos, segundo o chefe da polícia provincial, Mohammad Hussein Andiwal. Não houve baixas entre as tropas locais. Na província de Kundiz, norte do país, uma bomba colocada à beira da estrada explodiu e matou um soldado alemão, além de ferir outros três. O anúncio da morte foi feito pelo ministro de Defesa alemão, Franz Josef Jung.
Na mesma província houve um confronto de tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos e milicianos. As tropas aliadas solicitaram o reforço de um ataque aéreo, que matou mais de dez rebeldes, informou a coalizão em um comunicado.
A explosão de uma bomba na província de Ghazni, no centro do país, matou quatro policiais afegãos, segundo Sayed Ismail Jahangir, porta-voz do governador provincial.