Um confronto no Distrito de Bala Murghab, região oeste do Afeganistão, deixou 30 militantes islâmicos mortos. No embate com as tropas afegãs, apoiadas por forças internacionais, nove soldados morreram e quatro estão “desaparecidos”, conforme comunicado do Ministério da Defesa. O confronto começou ontem no distrito, sobre o qual o governo afegão tem controle limitado, e só terminou hoje.
Em outra região, na província de Kunduz que fica ao norte do país, a explosão de uma bomba em uma estrada deixou ferido o governador Mohammad Omar, segundo informou seu porta-voz Ahmad Sami Yawar. Ele atribuiu o ataque aos “inimigos da paz e da segurança”, termo usado frequentemente para se referir às milícias. A área era considerada mais segura que o sul e leste do Afeganistão, mas os militantes reforçaram os ataques nos últimos dois anos. São comuns os ataques de milícias islâmicas e de Talebans às autoridades afegãs.
O presidente Barack Obama está enviando mais 21 mil solados ao Afeganistão neste verão para reforçar o apoio aos cerca de 40 mil soldados que já estão no país.