Conflitos na província fronteiriça mais disputada entre norte e sul do Sudão, Abyei, rica em petróleo, deixaram pelo menos 20 mortos, afirmou Deng Arop Kuol, chefe administrativo de Abyei. Ele também declarou que teme mais ataques nas semanas que antecedem a independência do sul do Sudão em julho.
Kuol disse que um comboio do exército do norte parou em um posto de inspeção policial no último domingo enquanto tentava ir para o sul sem permissão de seu governo. Ele disse que pelo menos 12 pessoas foram mortas no tiroteio entre os dois lados.
Ao mesmo tempo, um funcionário do sul disse que os rebeldes contrários ao governo sulista atacaram uma vila ontem, matando oito pessoas, incluindo dois líderes locais.
O sul do Sudão votou em janeiro pela separação do norte e deve começar a ser um novo país em apenas dez semanas. O referendo de independência foi parte de um acordo de paz para acabar com duas décadas de guerra que deixou pelo menos dois milhões de mortos. As informações são da Associated Press.