Confirmada alta de pressão em reator de usina no Japão

A Tokyo Electric Power Co., conhecida como Tepco, confirmou um aumento da pressão no reator número 1 da usina de energia nuclear Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão. A imprensa japonesa afirmou que um aumento maior na pressão pode romper o vaso de pressão do reator e existem preocupações com um possível vazamento radioativo em Fukushima.

Um porta-voz da Tepco disse que a companhia está trabalhando para descobrir a causa da pressão no reator e a solução para isso. A maior companhia concessionária de energia do Japão em capacidade também afirmou que o sistema de resfriamento do reator número 2 da mesma usina nuclear está operando normalmente e que até agora não existe risco de vazamento radioativo nesse reator.

Vários reatores nucleares localizados na costa do Pacífico, no nordeste do Japão, foram fechados automaticamente quando sentiram o forte terremoto que atingiu a região hoje. Isso inclui os reatores da usina Fukushima Daiichi.

O secretário-chefe do gabinete do Japão, Yukio Edano, afirmou que não existe risco de vazamento no reator número 1 de Fukushima, mas que 3 mil pessoas foram retiradas das proximidades da usina como medida de precaução, segundo a agência de notícias Kyodo. O Japão tem 50 reatores nucleares. Uma represa arrebentou perto de Fukushima, inundando várias casas na cidade. Não existem informações sobre vítimas, segundo a Kyodo. As informações são da Dow Jones.