A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, parabenizou nesta quarta-feira (4) o senador Barack Obama pela histórica vitória nas eleições primárias do Partido Democrata. Rice também felicitou o candidato republicano John McCain e a senadora Hillary Clinton, que perdeu a indicação democrata para Obama. A republicana Rice é a funcionária negra a ocupar o mais alto cargo dentro do atual governo americano. Obama, por sua vez, tornou-se o primeiro negro a disputar a presidência dos Estados Unidos por um dos dois maiores partidos do país.

continua após a publicidade

Dana Perino, secretária de Imprensa da Casa Branca, informou que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, também parabeniza Obama. Porém, Bush não telefonou para o democrata, afirmou ela. Dana observou que o ex-presidente americano Bill Clinton também não telefonou para Bush quando este conquistou a indicação pelo Partido Republicano em 2000.

Rice declarou em conversa com jornalistas na sede do Departamento de Estado que "os Estados Unidos da América são um país extraordinário. Este é um país que superou muitos e muitos anos, décadas, na verdade, dois séculos tentando aperfeiçoar seus princípios. E eu penso que o que estamos vendo agora é que a expressão extraordinária ‘nós, o povo’ começa finalmente a ter esse significado para todos nós".

continua após a publicidade