Concílio Vaticano II: A renovação da Igreja

O Concílio Vaticano II foi anunciado, inesperadamente, pelo papa João XXIII, no dia 25 de janeiro de 1959, durante a celebração de uma missa na Basília de São Paulo, e teve a sua convocação oficial realizada no dia 25 de dezembro de 1961, ocorrendo a sua primeira sessão, no dia 11 de outubro de 1962, na Basília de São Pedro, em Roma, sendo encerrado pelo papa Paulo VI, em 8 de dezembro de 1965.

Neste ano, a Igreja Católica, Apostólica e Romana comemora 40 anos da abertura do Concílio Vatiano II. Nos dias 30 e 31 de outubro, a coordenadoria de Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em parceria com a Pastoral da Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul II, promove o simpósio “O Concílio Ecumênico Vaticano II”, com o objetivo de pensar, refletir e avaliar a caminhada da Igreja conciliar. A PUC, como instituição católica, sente-se também responsável e participante desta Igreja conciliar e, como tal, quer ajudar na avaliação desta caminhada, com um outro olhar que não seja só o eclesial.

Durante o evento, será analisada a caminhada da Igreja neste período, refletindo as dificuldades encontradas na execução de algumas decisões conciliares, percebendo os avanços que o Concílio Vaticano II trouxe para a Igreja, identificando as mudanças eclesiais e sociais ocorridas como conseqüência deste concílio e delineando caminhos e propostas para propiciar à Igreja a vivência de decisões conciliares ainda não praticadas por ela. Podem participar membros de todos os segmentos da sociedade, em especial agentes de pastoral e pessoas envolvidas com atividades da Igreja Católica, por se constituir um momento privilegiado de reflexão sobre um concílio que modernizou a Igreja Católica no mundo, tornando-a referência na busca de reflexão e soluções de problemas que afetaram a humanidade.

O simpósio consta de quatro momentos de reflexão e discussão. O primeiro é a conferência “Vaticano II, uma nova aurora para a Igreja”, a ser proferida pelo cardeal arcebispo de Aparecida dom Aloísio Lorscheider, sob a coordenação do vice-reitor, professor João Oleynik. O segundo é o painel “O Vaticano II e o Ecumenismo”, que tem a participação do padre Paulo César Botas e dos professores Bortolo Valle, Paulo Eduardo de Oliveira e Luiz Alberto Sousa Alves. O terceiro é a conferência “Uma releitura da Constituição Gaudium et Spes, a ser prelecionada pelo professor Alfredo Garcia Quesada, da PUC do Peru, com a coordenação da professora Lisete Viesser. O quarto e último momento é a palestra “As perspectivas pastorais do Vaticano II no III milênio”, a ser ministrada pelo cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, com a coordenação do professor padre Domênico Costella. Quem estiver interessado em obter mais informações sobre o evento pode contatar pelo telefone (41) 330-1397.

Luiz Alberto Sousa Alves

é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo