Nove listas, incluindo 42 candidatos a membros efetivos e suplentes, vão disputar as eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) no Brasil no dia 27 de abril.
Ao todo, serão disputadas oito vagas para membros efetivos e oito suplentes nos setores Brasília e Belém, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e os grupos reunindo Recife, Salvador e Fortaleza, e São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
A Embaixada de Portugal em Brasília vai separar as listas na próxima quinta-feira (3), por meio de sorteio, para que seja possível a identificação nas cédulas de votação.
As eleições serão mais disputadas nos círculos que reúnem as capitais das regiões Sul e Sudeste. O grupo Brasília e Belém vai contar com duas listas, enquanto o setor Recife, Salvador e Fortaleza terá lista única, segundo comunicado da embaixada.
Criado em 1996, o CCP é um órgão consultivo do governo português em políticas de migração e para as comunidades, além de representar os portugueses no exterior, sendo formado por 63 membros, com um mandato de quatro anos.