A TV estatal do Irã informou que o Comitê de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento está realizando uma reunião de urgência para rever a resposta ao pacote de sanções contra o país aprovado pelo Senado dos Estados Unidos.
O vice-ministro de Relações Exteriores e o negociador sênior iraniano Abbas Araghchi disseram que a legislação norte-americana representa uma “violação hostil” do acordo nuclear de 2015. As definições do Senado norte-americano ainda precisam ser sancionadas pelo presidente Donald Trump.
“Uma forte resposta será dada às ações dos EUA”, disse Araghchi. Pela decisão dos senadores norte-americanos, pessoas envolvidas no programa iraniano de mísseis balísticos e outros que façam negócios com este grupo estarão sujeitos a penalidades. Além disso, está previsto um embargo de armas e sanções à Guarda Revolucionária do Irã.
Mais cedo, a agência estatal de notícias do Irã IRNA relatou que, na sexta-feira, um porta-aviões norte-americano disparou tiros de alerta contra embarcações iranianas no Golfo Pérsico, próximos a uma plataforma de petróleo iraniana. Fonte: Associated Press.