As comemorações pelos 80 anos de nascimento do líder guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara começam nessa quinta-feira (12), na cidade argentina de Rosario com o Encontro Internacional da Juventude e a tradicional vigília das quintas-feiras das Mães e Avós da Praça de Maio.

continua após a publicidade

O site www.che80.co.cu foi criado para a ocasião, e reúne fotografias, manuscritos e depoimentos de diversas figuras — entre as quais, Frei Betto.

 A atividade principal das comemorações será a inauguração do primeiro monumento de corpo inteiro do guerrilheiro argentino-cubano, que acontece no sábado, às 17h locais, em uma praça de Rosario, cidade natal de Ernesto Guevara, 300 quilômetros ao norte de Buenos Aires.

As atividades oficiais, patrocinadas pelo governo socialista de Rosario, começarão amanhã às 12h locais com o "Encontro Internacional Infantil de Xadrez" na Universidade Nacional de Rosario.

continua após a publicidade

As Mães e Avós da Praça de Maio realizarão amanhã uma vigília especial na praça 15 de Maio de Rosario, desde as 17h locais.

O ato inaugural do Encontro Internacional da Juventude acontecerá às 18h locais no Anfiteatro do Parque Urquiza, às margens do rio Paraná.

continua após a publicidade

Na sexta-feira (13), começa o Encontro Internacional de Centrais Sindicais, que debaterá "O pensamento de Che e as lutas atuais da classe trabalhadora", no sindicato Luz e Força de Rosario.

Os cubanos Orlando Borrego, estreito colaborador de Che no Ministério da Indústria, Rogelio Acevedo, combatente de Sierra Maestra, e o sindicalista José Miguel Hernández Medero, da Central de Trabalhadores de Cuba, são alguns dos debatedores que participarão do Encontro.

Também na sexta-feira, às 18h locais, será inaugurado o Oitavo Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba no ginásio do Sportivo América.

 As comemorações serão abertas oficialmente no mesmo dia, às 20h30 locais, no Teatro El Círculo, pelo intendente socialista de Rosario, Miguel Lifschitz, o governador socialista de Santa Fe, Hermes Binner, e o embaixador de Cuba na Argentina, Aramis Fuentes Hernández.

Posteriormente, será realizado um debate no mesmo teatro com a presença do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, do escritor argentino Osvaldo Bayer e do poeta cubano Miguel Barnet, presidente da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba.

No sábado, uma caravana partirá de Buenos Aires para participar da inauguração do monumento ao Che, atividade que será precedida por uma apresentação do cantor uruguaio Daniel Viglietti e do cubano Vicente Feliu, e pela atuação das delegações oficiais de Cuba, Venezuela, Bolívia e Nicarágua.

As comemorações continuam no domingo com um festival internacional diante do Monumento da Bandeira com a participação de Feliu, Viglietti, o uruguaio Jaime Ross, e os argentinos Juan Carlos Baglietto e León Gieco.