Começa limpeza do mármore da Torre de Pisa

Operários de uma empresa especializada começaram os trabalhos de limpeza dos mármores com que foi construída a Torre de Pisa, na segunda etapa da restauração que corrigiu a perigosa inclinação do célebre monumento italiano. As obras foram iniciadas no “campanile”, a estrutura do campanário e arcadas do oitavo andar, permitindo assim que a torre continue aberta à visitação dos turistas. O prazo para a intervenção é de 300 dias, com um orçamento de 450 mil euros pago pelo Ministério de Bens Culturais.

Os trabalhos se destinam a melhorar a aparência do monumento, afetado pela ação dos agentes atmosféricos e a poluição. A restauração se concentrará nas paredes de mármore, muito manchadas por infiltrações de chuva e goteiras. Os dados relativos à nova fase serão analisados pelo programa “Cleaning Tower Gis”, especialmente criado pela Escola Normal Superior.

A torre, de 58,9 metros de altura, foi reaberta ao público em dezembro passado, depois de permanecer fechada por mais de 11 anos devido ao risco de desabamento. Na primeira fase da obra de recuperação, que custou cerca de 28 milhões de euros, as equipes técnicas conseguiram corrigir a forte inclinação do monumento em 39,6 centímetros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo