Comando militar do Egito fará “importante comunicado”

O Conselho do Comando Supremo das Forças Armadas egípcias estava reunido nesta sexta-feira e fará um “importante comunicado ao povo”, segundo a agência de notícias estatal Mena. “O Conselho Supremo para as Forças Armadas, presidido pelo ministro da Defesa, Hussein Tantawi, realizou uma reunião importante nesta manhã”, disse a agência.

Mais cedo, um graduado representante dos militares ligado ao Conselho Supremo disse à agência AFP que os generais continuavam reunidos em “sessão permanente” e deveriam fazer um comunicado ainda nesta sexta-feira.

Em meio aos protestos de rua contra o regime do presidente Hosni Mubarak, os principais generais do Egito anunciaram na quinta-feira que “em apoio às demandas legítimas do povo” eles “tomariam medidas para proteger a nação”.

Alguns interpretaram este “comunicado número 1” como uma ameaça de lançar um golpe de Estado, mas o próprio Mubarak apareceu na televisão estatal no final do dia para anunciar que ficará no cargo até as eleições presidenciais de setembro. Os manifestantes pró-democracia ficaram enfurecidos com a decisão do presidente e muitos pediram uma intervenção das Forças Armadas para tirá-lo do poder. Eles convocaram para esta sexta-feira demonstrações de protesto maiores do que as já realizadas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo