Colonos judeus atacaram agentes de segurança do consulado dos Estados Unidos nesta sexta-feira, na Cisjordânia. De acordo com testemunhas palestinas, os oficiais norte-americanos chegavam à frente de uma comitiva que iria investigar denúncias de ataques à propriedades palestinas.

continua após a publicidade

Segundo um porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, um pequeno número de colonos atirou pedras em dois veículos do consulado que vieram investigar a retirada de oliveiras em uma propriedade palestina nas redondezas do assentamento judaico de Adi Ad, há três dias.

Awad Abu Samra, o dono da propriedade onde teriam acontecido os ataques, afirmou que acompanhava os oficiais quando aconteceu o ataque. De acordo com ele, os dois veículos levavam apenas agentes de segurança, que chegavam à frente de uma comitiva maior do consulado norte-americano em Jerusalém.

“Quando eles saíram dos carros, foram atacados por jovens colonos que carregavam machados e porretes”, afirmou Samra. “Eles bateram nos veículos, mas os guardas não reagiram.” Segundo o agricultor, os oficiais entraram novamente em seus veículos e voltaram a Jerusalém. A visita teria sido cancelada.

continua após a publicidade

O Consulado Geral dos EUA em Jerusalém não comentou o incidente. Washington se opõe à política de construção de assentamentos israelense e mantém equipes diplomáticas no país para monitorar a sua situação e crescimento.

Os colonos criticam o que consideram ser interferência estrangeira em seus assuntos. No entanto, este é o primeiro ataque noticiado a um corpo diplomático. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade