A produção de petróleo da Colômbia atingiu uma média de 1,006 milhão de barris por dia em abril, quase mesma quantidade do mês anterior e 5,2% maior, se comparado à produção de abril de 2012, disse o ministro de Energia do país, Federico Renjifo.

continua após a publicidade

Renjifo disse que a produção nos primeiros quatro meses deste ano chegaram a uma média de 1,01 milhão de barris por dia, em linha com as metas de produção do governo e 8% acima da média de 936 mil barris diários, registrada entre janeiro e abril de 2012.

A Colômbia mais do que dobrou a produção de petróleo bruto nos últimos sete anos e agora é o terceiro maior produtor da América do Sul, atras da Venezuela e do Brasil.

A alta na produção é, em partes, fruto do esforço bem sucedido do governo de reduzir a força dos grupos guerrilheiros de esquerda, o que vem permitindo a exploração de novos pontos do país, antes muito arriscados devido à ameaça de bombas e de sequestros. Impostos atraentes e pagamento de royalties também ajudaram a atrair investimentos de empresas de petróleo estrangeiras. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade