O chefe da polícia secreta da Colômbia informou hoje a expulsão de dois venezuelanos acusados de realizar “trabalhos de inteligência dentro do território colombiano”. O diretor do Departamento Administrativo de Segurança (DAS), Felipe Muñoz, afirmou que José Vicente Márquez e Diego José Palomino foram expulsos, na tarde de ontem, em um posto de controle imigratório localizado no município de Maicao, 770 quilômetros ao norte de Bogotá.
Segundo Muñoz, foram encontradas com os venezuelanos “gravações e outro tipo de material de inteligência que estão sendo avaliados” pelo DAS. Em coletiva de imprensa, foi exibido um vídeo no qual aparecem os dois venezuelanos filmando, a partir de um carro, a um grupo de pessoas não identificadas sentadas ao redor de uma mesa.
Em outra imagem, um dos supostos espiões filma a fachada de uma casa, o que, segundo o policial, comprova a versão de que espionavam. Márquez e Palomino foram detidos e entregues às autoridades imigratórias.
Em setembro de 2009, as autoridades venezuelanas detiveram em seu território Julio Enrique Tocora, funcionário do DAS colombiano. O governo do presidente venezuelano Hugo Chávez acusou Tocora de espionagem. A Colômbia negou as acusações e exigiu a libertação de Tocora.