O envio de tropas colombianas ao Afeganistão está “em uma fase de análise” e ainda não foi decidido nada sobre o tema, como afirmou um jornal espanhol, declarou o Ministério da Defesa colombiano.

continua após a publicidade

Em um comunicado emitido à meia-noite de quarta-feira (6), o ministério afirmou que sete oficiais das forças militares e da polícia, liderados por um general, viajaram ao Afeganistão para analisar no local quais seriam “as áreas nas quais a Colômbia poderia oferecer seu auxílio”.

Especificamente nas áreas de “engenharia militar, trabalhos humanitários, operações especiais e luta contra o narcotráfico”.

“A Colômbia está em contato com a OTAN e com os governos da Espanha, Estados Unidos e Reino Unido para realizar de forma coordenada esse trabalho”, explicou o comunicado.

continua após a publicidade

O ministério afirmou que “a decisão de participar no Afeganistão não foi tomada pelo governo colombiano, dado que está apenas em uma fase de análise”.

O jornal El País, da Espanha, afirmou nesta quinta-feira (7) que as tropas colombianas irão desembarcar no Afeganistão em 2009 como parte do contingente espanhol que integra a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

continua após a publicidade