O ministro da Defesa da Colômbia, Gabriel Silva, um dos maiores críticos das ações do governo venezuelano, afirmou hoje que a Colômbia somente sente “afeto” pelo país vizinho. “O que temos pelo povo venezuelano é somente motivo de afeto. A Colômbia e a Venezuela têm sido, historicamente, dois países muito próximos, com algumas pausas (na relação), produto de circunstâncias conjunturais”, disse Silva durante uma conversa com empresários em um hotel em Bogotá.

continua após a publicidade

Segundo ele, o governo colombiano gostaria de enviar muitos produtos para a Venezuela, como alimentos e itens de primeira necessidade, entre eles remédios. “O povo de Venezuela só merece nosso respeito e admiração,” afirmou.

A Venezuela declarou “congeladas” as relações econômicas e políticas com a Colômbia desde 2009, após o vizinho reclamar que armas venezuelanas estariam chegando às mãos de guerrilheiros colombianos. O congelamento das relações levou à queda de pelo menos 70% nas exportações colombianas para a Venezuela.

A Venezuela também criticou duramente o acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos, considerado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, como uma ameaça à segurança da região.

continua após a publicidade