28 funcionários atletas da Furukawa participam, no próximo dia 26, de um dos maiores eventos esportivos do Paraná: a Maratona de Curitiba 2006, que completa 10 anos de realização pela Prefeitura da capital paranaense. A ação integra o programa da empresa líder em infra-estrutura de redes de comunicação no mercado brasileiro, que visa promover melhor qualidade de vida e cuidados com a saúde.

continua após a publicidade

Para Hélio Durigan, diretor de marketing da empresa, a maratona de Curitiba, que terá duas novas provas nesta edição (uma corrida de 10 quilômetros e uma caminhada) oferece um ambiente ideal para a integração, relacionamento e incentivo à saúde.

Somente neste ano de 2006 a Furukawa já patrocinou a participação de seus funcionários em cerca de 43 eventos esportivos, dentro e fora do Brasil.

Apesar de não ter conseguido se preparar para a prova de 42 km, como gostaria, em razão de uma contusão, Arildo Alves de Lima, funcionário da área de logística da Furukawa, espera ansiosamente pelo evento. "Este ano, teremos três eventos em um", brinca. Para ele, participar da maratona é sempre um grande aprendizado. "A maratona conta com atletas de diversas partes do mundo e momentos de descontração únicos. Sempre saímos com muitas histórias para contar", diz.

continua após a publicidade

Para Durigan, incentivar o gosto pelo esporte é uma forma encontrada pela Furukawa para promover a saúde da mente e do corpo e a confraternização entre seus funcionários.  "Incentivar a busca pessoal de seus colaboradores por uma melhor qualidade de vida através da atividade esportiva é um dos compromissos da Furukawa", declara o executivo.

Com esta meta, a empresa incentiva à prática de atividades saudáveis com aulas de ginástica laboral todas as manhãs e, atualmente, quase 50 profissionais praticam corridas com freqüência. A planta da fábrica em Curitiba conta com uma pista de 2.100 metros e uma academia. "Além disto, patrocinamos a Kátia Ruschel, uma triatleta já campeã, e o corredor Fabiano André Lopes ? vencedor da última Subida da Graciosa", acrescenta o diretor de marketing da empresa. Uma vez por semana, às 6h30 da manhã, a triatleta participa das aulas na fábrica para passar orientações sobre os treinamentos e condicionamento físico ao grupo de atletas Furukawa. "Ela analisa a condição física de cada pessoa e orienta para os exercícios mais indicados a cada um", relata Arildo. Durante os outros dias, a pista e a academia ficam à disposição dos funcionários que desejam treinar de acordo com as suas conveniências. "Nada disto seria possível sem o incentivo da Furukawa. Correr é uma maneira de acabar com o estresse e tornar os funcionários mais pró-ativos? completa o colaborador da Furukawa.

continua após a publicidade