A principal coalizão opositora ao governo do Egito prometeu nesta terça-feira que boicotará as eleições parlamentares previstas para começar em abril.

continua após a publicidade

O grupo liberal secular Frente de Salvação Nacional anunciou a decisão durante entrevista coletiva transmitida pela televisão apenas algumas horas depois do início de um “diálogo nacional” proposto pelo presidente Mohammed Morsi para buscar meios de garantir transparência e integridade ao processo eleitoral.

Sameh Ashour, presidente da ordem dos advogados do Egito e um líderes da Frente, disse que a coalizão não boicotará somente as eleições, mas também o diálogo.

“Nós dizemos a Morsi: ‘converse sozinho, converse com seu partido’. O povo egípcio não vai aceitar um diálogo imposto”, declarou Ashour.

continua após a publicidade

Convocado por Morsi no fim de semana, o processo eleitoral começará em abril e se estenderá por dois meses.

Em Washington, o Departamento de Estado dos EUA conclamou a oposição a Morsi a repensar o boicote.

continua após a publicidade

Edgar Vasquez, porta-voz da chancelaria norte-americana, disse que os Estados Unidos encorajam todos os partidos e potenciais candidatos egípcios a participarem das eleições para que seja possível “formar uma legislatura representativa de uma ampla gama de posições políticas”. As informações são da Associated Press.