O Syriza, uma coalizão radical de esquerda da Grécia, reelegeu neste domingo (14) seu líder, Alexis Tsipras, e votou pela defesa de um partido mais eficiente. “A partir de amanhã, com nosso novo partido, todos juntos, mais fortes e mais unidos do que nunca, embarcaremos em nosso grandioso e vitorioso caminho”, disse Tsipras em nota distribuída pelo partido.
Tsipras, que concorreu com outros dois políticos do partido, foi reeleito líder do partido com 74,08% dos votos. Ao final de uma conferência de cinco dias do partido, em que os debates se mostraram aquecidos, Syriza decidiu adotar um novo formato unificado, abandonando o modelo anterior de várias pequenas facções.
O Syriza obteve um inesperado segundo lugar nas eleições parlamentares de junho de 2012, conseguindo 72 dos 300 assentos da casa. Em primeiro lugar ficou o partido conservador do primeiro-ministro Antonis Samaras, Nova Democracia, que obteve 129 assentos no Parlamento. A Nova Democracia tem atualmente 127 cadeiras.
O Syriza obteve grande apoio ao tentar sucatear o acordo de socorro financeiro grego com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional (FMI. As críticas do partido causaram preocupação na Europa antes das eleições do ano passado na Grécia. Fonte: Dow Jones.