Alexis Tsipras deve assumir como primeiro-ministro da Grécia nesta segunda-feira, após seu partido Syriza vencer a eleição nacional de domingo no país. O Syriza obteve 145 das 300 cadeiras do Parlamento, por isso teve de buscar uma coalizão. Os Gregos Independentes serão o parceiro de governo, após conseguirem dez cadeiras.
O Syriza obteve 35,5% dos votos, conseguindo, pela primeira posição na disputa, um bônus de 40 cadeiras. O conservador Nova Democracia ficou em segundo, com 28,1% dos votos. O movimento fascista Aurora Dourada veio em terceiro, com 7% dos votos, enquanto o Partido Socialista (Pasok) obteve 6,3%. O partido nacionalista Gregos independentes obtiveram 3,7%.
O Syriza e os Gregos Independentes governaram juntos entre janeiro e agosto, quando Tsipras renunciou e convocou eleições antecipadas, a fim de garantir sua maioria. Houve uma forte divisão no Syriza, com legisladores se rebelando contra a decisão de Tsipras de aceitar as exigências dos credores para conseguir mais ajuda financeira.
Tsipras agora está formando seu novo governo. Segundo dirigentes de seu partido, o ministro das Finanças deve ser Euclid Tsakalotos, que ficou no posto entre julho e agosto. O gabinete do novo governo deve assumir na terça-feira.
Dirigentes da União Europeia celebraram a eleição deste domingo, mas pediram que o novo governo mantenha as reformas econômicas antes decididas. Ainda assim, alguns funcionários da UE apontaram que a nova coalizão tem uma maioria estreita no Parlamento, o que pode ser um problema caso alguns congressistas não apoiem certas medidas econômicas. Muitas autoridades europeias esperavam que o Syriza se aliasse a partidos de centro, favoráveis à UE, e não com os Gregos Independentes, que muitas vezes criticam duramente a Alemanha e outros credores. Fonte: Dow Jones Newswires.