Cine Fest Brasil chega pela primeira vez a Roma

Durante o mês de julho, Roma abrigará sua primeira edição do Cine Fest Brasil. Por cinco dias, a partir desta terça-feira (15), o público italiano poderá conferir algumas das produções brasileiras mais recentes, em um total de 10 filmes, todos inéditos no país. O evento, que já passou por Milão nos últimos dias e segue para outros países, pretende mostrar ao mundo que o Brasil (e sua cinematografia) não possui só favelas, pobreza e criminalidade.

"Alguns de nossos belíssimos filmes que venceram prêmios importantes, como ‘Central do Brasil’, ‘Cidade de Deus’ e ‘Tropa de Elite’, mostraram sempre a mesma realidade, aquela das favelas. Queremos que as pessoas entendam que o Brasil não é só isso", explica Karla Fernandez, co-produtora do evento.

Os filmes em programação são: "Sem Controle", de Cris D’Amato; "O Grão", de Petrus Cariry; "Vidas", de Pedro Flores da Cunha; "Nossa Vida não Cabe num Opala", de Reinaldo Pinheiro; "Bravo!", de Artur Fontes; "Cinco Frações de uma Quase História", de Armando Mendz, Cris Azzi, Cristiano Abud, Guilherme Fiuza, Lucas Contijo e Thales Bahia; "O Mundo em Duas Voltas", de David Schurmann; "Polaróides Urbanas", de Miguel Falabella; "A Via Láctea", de Lina Chamie; e "Corpo", de Rossana Foglia e Rubens Rewald.

"Apresentamos, em língua original e com legendas, 10 filmes de gêneros diversos, mesclando obras conceituais e outras mais comerciais, para fomentar a reflexão da cultura brasileira em um país que está próximo de nós [a Itália], já que há tantos descendentes de italianos entre nós", continuou a co-produtora. As obras serão avaliadas por um júri popular e, no domingo, haverá uma celebração dos vencedores.

Além de divulgar o cinema brasileiro mais recente, o Cine Fest Brasil pretende ser um evento fixo no calendário mundial, como já acontece em algumas cidades, entre elas Buenos Aires, Madri, Miami, Nova York e Canudos.

"Do mesmo modo como fazemos em Nova York, no Central Park, onde levamos 6 mil pessoas a um cinema aberto, gostaríamos de abrir o festival, também na Itália e já a partir de 2009, com um show de um grande músico brasileiro", projeta Viviane Spinelli, do Grupo Inffinito, organizador do festival em todo o mundo.

As próximas etapas do Cine Fest Brasil são Vancouver (Canadá), Hamamatsu (Japão) e Barcelona (Espanha).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo