Cinco são detidos por ‘ataque terrorista” na China

A polícia da China considerou como um “violento ataque terrorista” o incidente com carro ocorrido na praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial) na segunda-feira e deteve cinco suspeitos, informou a agência oficial de notícias Xinhua.

As autoridades detiveram os suspeitos cerca de 10 horas após o incidente, informou a agência nesta quarta-feira, acrescentando que os ocupantes do carro eram um homem chamado Usmen Hasan, sua mãe e sua esposa. Todos morreram no acidente. O incidente, ocorrido em frente a um portão da Cidade Proibida, na praça Tiananmen, também matou dois turistas e deixou 40 feridos, segundo informações oficiais.

A polícia de Pequim apreendeu latas de gasolina, barras de ferro, dois cutelos e faixas com slogans extremistas que estavam no veículo usado no ataque, informou a Xinhua. A polícia identificou o veículo usado como um Jeep com placas da região ocidental de Xinjiang.

Xinjiang abriga principalmente muçulmanos uigures, uma minoria étnica turca que nas últimas décadas tem realizado uma esporádica e às vezes violenta campanha contra o governo chinês. Militantes uigures já realizaram ataques com bombas, assassinatos e outras ações violentas em Xinjiang, mas o ataque de segunda-feira foi o primeiro em Pequim deste o final da década de 1990.

A reportagem da Xinhua não identifica a procedência dos três mortos e dos cinco suspeitos detidos, mas eles têm nomes que parecem ser uigures. A polícia de Pequim contou com a ajuda da polícia de Xinjiang para rastrear os cinco suspeitos, declarou a Xinhua. Faixas convocando a “jihad”, facas lonas e outros objetos foram encontrados no local onde os suspeitos foram capturados, afirmou a agência. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo