O governo chinês demitiu cinco funcionários das ferrovias depois do acidente que matou 72 pessoas na última segunda-feira (28), informou no sábado (3) a agência estatal de notícias Xinhua. Os erros cometidos por esses funcionários "causaram diretamente o desastre", segundo a agência. Investigações apontaram o excesso de velocidade como causa do acidente, ocorrido quando um trem de alta velocidade descarrilou e atingiu outra composição na área rural da província de Shandong.
Os cinco funcionários da divisão Jinan das ferrovias eram responsáveis pela parte dos trilhos onde o acidente ocorreu, informou a Xinhua. O diretor da divisão e o secretário do Partido Comunistas foram imediatamente despedidos após o desastre, que deixou 416 feridos. Um diretor executivo também foi demitido.
De acordo com o grupo de investigação governamental, o trem viajava a 131 quilômetros por hora quando saiu dos trilhos. Segundo a agência de notícias, uma ordem para que a velocidade dos trens fosse reduzida na região – em razão da construção de uma linha – foi emitida no dia do acidente. Mas ela não foi claramente repassada para os maquinistas e outros funcionários ferroviários.