Disparos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e do Exército do Afeganistão provocaram a morte de pelo menos cinco crianças em incidentes separados ocorridos nesta segunda-feira (1º) no país. Primeiro, a Otan informou que três crianças morreram e sete civis ficaram feridos em um ataque de artilharia promovido por suas forças no leste do Afeganistão. A aliança atlântica afirmou que as mortes foram “acidentais”.
De acordo com a Otan, suas forças dispararam cápsulas de artilharia depois de rebeldes afegãos terem atacado uma patrulha da entidade em Gayan, na província afegã de Paktika. Uma das salvas de artilharia atingiu uma casa, provocando a morte de três crianças e ferindo mais sete civis.
Num incidente separado, tropas afegãs e estrangeiras mataram um homem e seus dois filhos durante uma operação militar nas proximidades de Cabul, disseram policiais e testemunhas.
Civis revoltados reuniram-se na casa das vítimas – em Utkheil, a leste de Cabul -, onde os corpos foram velados. A mãe das crianças ficou ferida no incidente, disseram familiares.
Incidentes como os ocorridos alimentam o crescente descontentamento da população e do governo locais com as ações das forças dos Estados Unidos e da Otan presentes no país. Dezenas de civis, inclusive diversas mulheres e crianças, morreram em ataques atribuídos aos EUA e à Otan nas últimas semanas.