Homens armados no sudoeste do Paquistão atacaram cinco caminhões-tanque com suprimentos para as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, disseram hoje funcionários. O incidente ocorreu perto da cidade de Mithri, 230 quilômetros a sudeste de Quetta, capital da instável província do Baluquistão, uma área rica em gás e petróleo na fronteira entre Irã e Afeganistão.
“Homens armados não identificados dispararam em cinco caminhões-tanque da Otan. Dois deles pegaram fogo, enquanto o combustível vazou de três outros”, disse o chefe da administração do distrito, Muhammad Azam. “Os motoristas não ficaram feridos.”
Funcionários da inteligência local confirmaram o ataque. Os caminhões da Otan e os caminhões-tanque regularmente se tornam alvos de ataques atribuídos a insurgentes que querem atrapalhar as rotas de suprimento no oeste do Paquistão, por onde passa material para as tropas estrangeiras no vizinho Afeganistão.
A maioria dos suprimentos e equipamentos requeridos pela tropas da coalizão no Afeganistão é enviada pelo Paquistão, ainda que as tropas dos Estados Unidos cada vez mais usem rotas alternativas, pela Ásia Central. No Baluquistão há muitos militantes islamitas, além de violência sectária entre a maioria sunita e a minoria xiita. Há ainda uma insurgência separatista de rebeldes que buscam autonomia política e uma parcela maior dos lucros oriundos de recursos naturais. As informações são da Dow Jones.