Cientistas identificam dinossauro de 10 centímetros

Cientistas dos Estados Unidos identificaram o menor dinossauro já descoberto na América do Norte. A criatura pesava menos de 900 gramas e tinha cerca de 10 centímetros de altura e 60 centímetros de comprimento, disse Luis Chiappe, diretor do Instituto Dinossauro do Museu de História Natural de Los Angeles, onde os fósseis estavam guardados.

O dinossauro “teria parecido com um papa-léguas que tivesse tomado esteroides”, disse Chiappe. Ele provavelmente comia plantas e caçava insetos no período Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos. Era um pequeno e veloz que provavelmente passava por baixo das pernas dos dinossauros maiores, dizem os cientistas.

Ossos de quatro animais pré-históricos, incluindo fragmentos de crânio, braço e perna, foram descobertos há três décadas em Fruita, no oeste do Colorado, e mantidos desde então no museu. Chiappe e uma equipe internacional recentemente identificaram as amostras e deram ao animal o nome de Fruitadens haagarorum, uma combinação do nome do local da descoberta com o do curador do museu, Paul Haaga.

A descrição científica do dinossauro aparece na edição de hoje da revista britânica “Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences”. Meses atrás, pesquisadores canadenses informaram a descoberta de um dinossauro do tamanho de um frango, que pesaria cerca de dois quilos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo