Um grupo de pesquisadores dizem ter descoberto um novo membro da árvore genealógica humana, ao revelarem fósseis de um primata que podem ser de uma espécie do gênero humano desconhecido até o momento, que foram encontrados em uma caverna na África do Sul.

continua após a publicidade

A criatura foi encontrada na caverna conhecida como Rising Star, onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos, e mostra uma surpreendente semelhança com o ser humano misturada com características do ser primitivo. O primata foi batizado de Homo naledi. Em língua sotho, “naledi” significa estrela, e Homo é o mesmo gênero ao qual pertencem os humanos.

A descoberta apresenta alguns mistérios fundamentais como, por exemplo, a idade exata dos ossos e como eles foram parar na parte mais profunda da caverna, acessível apenas por uma via complicada e extremamente estreita. Os ossos foram encontrados por um espeleólogo, cerca de 48 quilômetros de Joanesburgo.

A criatura, que, evidentemente, andava ereto, representa uma mistura de traços. As mãos e os pés são de humanos, enquanto que os ombros e o crânio pequeno lembram mais ancestrais macacos, disseram os pesquisadores. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade