Homo naledi

Cientistas descobrem nova espécie do gênero humano na África

Um grupo de pesquisadores dizem ter descoberto um novo membro da árvore genealógica humana, ao revelarem fósseis de um primata que podem ser de uma espécie do gênero humano desconhecido até o momento, que foram encontrados em uma caverna na África do Sul.

A criatura foi encontrada na caverna conhecida como Rising Star, onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos, e mostra uma surpreendente semelhança com o ser humano misturada com características do ser primitivo. O primata foi batizado de Homo naledi. Em língua sotho, “naledi” significa estrela, e Homo é o mesmo gênero ao qual pertencem os humanos.

A descoberta apresenta alguns mistérios fundamentais como, por exemplo, a idade exata dos ossos e como eles foram parar na parte mais profunda da caverna, acessível apenas por uma via complicada e extremamente estreita. Os ossos foram encontrados por um espeleólogo, cerca de 48 quilômetros de Joanesburgo.

A criatura, que, evidentemente, andava ereto, representa uma mistura de traços. As mãos e os pés são de humanos, enquanto que os ombros e o crânio pequeno lembram mais ancestrais macacos, disseram os pesquisadores. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo