Um ciclone de categoria 5, com ventos de até 287 km/h, atingiu neste sábado o arquipélago de Tonga, no Pacífico Sul, destruindo casas e arrancando telhados de prédios públicos e igrejas. Pelo menos uma pessoa morreu.
Segundo o diretor de Emergências do governo de Tonga, Leveni Aho, uma observação aérea dos danos estava em andamento na manhã deste domingo e dois navios da Marinha foram enviados às ilhas no norte do arquipélago para verificar a extensão dos danos. “Foi muito ruim. Até esta noite teremos uma visão melhor do que aconteceu”, disse Aho.
O estado de emergência continuava em vigor na manhã de domingo para dois dos três grupos de ilhas de Tonga, Vava’u e Ha’apai. A tempestade perdeu força e foi rebaixada para categoria 4, com ventos de até 250 km/h, e estava se afastando de Tonga rumo ao sudeste.
Aho disse que uma pessoa morreu na ilha de Lifuka, no grupo central de ilhas de Ha’apai; a maioria das ilhas desse grupo perdeu contato telefônico e Aho disse não saber se mais pessoas morreram. Na ilha de Tongatapu, a principal do arquipélago, apenas algumas árvores foram derrubadas.
Kaolaine Kavaefiafi, porta-voz da entidade filantrópica Plan International, disse que até 70% dos prédios em algumas ilhas foram destruídos.
Tonga tem 176 ilhas, das quais 36 são habitadas por 100 mil pessoas ou mais.