Ciclone atinge costa da Austrália e causa estragos

Um dos piores ciclones já registrados na Austrália destruiu casas e fiações elétricas ao chegar a Queensland, no nordeste do país, Estado que recentemente foi vítima de grandes inundações. As autoridades comemoraram hoje o fato de o ciclone não ter matado ninguém, já que os moradores seguiram as instruções para buscar refúgio em centros ou buscaram casas seguras em dezenas de cidades na rota do ciclone Yasi.

Centenas de residências foram destruídas ou bastante danificadas. A tormenta foi tão destrutiva quanto prevista pelos meteorologistas, com ventos de até 280 quilômetros por hora e chuvas torrenciais. Não foi tão mortífera quanto se temia, mas vários povoados acabaram devastados. Plantações de cana e banana foram arrasadas e o serviço de energia foi interrompido para mais de 180 mil casas.

O Yasi chegou à costa australiana por volta da meia-noite, como um ciclone de categoria 5, a mais destrutiva. No entanto, conforme chegava à terra, foi perdendo força. Ainda assim, teve energia suficiente para continuar com categoria 1 de ciclone, enquanto penetrava 800 quilômetros terra adentro, hoje, ameaçando inundar o povoado de Mount Isa. Nas inundações do mês passado em Queensland, morreram no total 35 pessoas. Foram as piores chuvas em décadas nesse Estado. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo