Pelo menos 21 pessoas morreram e oito estão desaparecidas devido às fortes chuvas e aos deslizamentos de terra registrados em áreas remotas da região indiana de Sikkim, informaram neste domingo fontes oficiais.
Segundo a agência local “PTI”, entre os falecidos estão 12 jovens oficiais da Organização Fronteiriça de Carretera e quatro membros da polícia que controla a fronteira com o Nepal e o Tibete.
O subcomissário do distrito de Sikkim, T.W. Khangsherpa, afirmou que os deslizamentos de terra ocorreram por conta das fortes chuvas que assolam a região desde quarta-feira, e acrescentou que algumas estradas estão interditadas por conta desses deslizamentos.
O governo local declarou estado de alerta nas cidades próximas aos principais rios que atravessam o território, como Lachen, Lachung e Mangan.
As inundações também provocaram vítimas mortais em outros estados da Índia como Assam, onde sete pessoas faleceram durante a última semana e mais de 800 mil estão desabrigadas, disseram fontes oficiais à agência local “Ians”.
Um total de 16 equipes da Força Nacional de Resposta a Desastres, 18 equipes regionais e 60 grupos da Força Armada foram deslocados aos locais mais afetadas de Assam para socorrer os civis, afirmaram as fontes.
A região está localizada em um território muito sensível às inundações, pois é cortado pelo Brahmaputra, um grande rio que nasce nas montanhas tibetanas e desemboca no delta do Ganges, em Bangladesh.