Chuvas de monção deixam 23 mortos na Índia

A temporada anual de chuvas de monção no norte da Índia começou duas semanas antes do previsto este ano e provocou enchentes e deslizamentos de terra. Pelo menos 23 pessoas morreram. Esta é a primeira vez em 108 anos que as chuvas de monção atingem tão cedo a região norte da Índia. Anualmente, as fortes chuvas e suas conseqüências provocam centenas de mortes.

As tempestades reduziram as altas temperaturas na região, mas o calor continua intenso. Subhash Chander Bhan, diretor do Departamento de Meteorologia da Índia, previa que os termômetros marcariam nesta segunda-feira (16) 34 graus centígrados, 5ºC abaixo do normal.

As chuvas de monção atingiram ontem Nova Délhi e a previsão é de que em breve as tempestades sazonais tomem conta do país.

Bhan disse não acreditar que a antecipação das monções tenham relação com o aquecimento global. Segundo ele, a incomum antecipação das chuvas ocorreu por causa da formação de um sistema que captou o excesso de umidade na Baía de Bengala e seguiu na direção do território indiano.

As monções normalmente começam a atingir o subcontinente indiano no início de junho, mas raramente chegam a Nova Délhi e ao restante do norte da Índia antes do início de julho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo