Manifestantes estrangeiros romperam o forte esquema de segurança na praça Tiananmen neste sábado (9) para protestarem contra a China, mas foram prontamente contidos por observadores chineses. Envoltos em bandeiras do Tibet, os cinco manifestantes caminhavam pela praça de mãos dadas, gritando “Liberdade para o Tibet” e “Um mundo, um sonho, Tibet livre”, segundo um vídeo exibido pela Canadian Broadcasting.
Embora a demonstração tivesse sido inicialmente apenas olhada com curiosidade por parte dos espectadores, um grupo de homens chineses começou repentinamente a gritar para que os manifestantes saíssem da praça e os cercou. Alguns desses espectadores usavam bandanas vermelhas e amarelas, as cores da China.
Esses observadores foram depois separados dos manifestantes estrangeiros por homens que pareciam pertencer ao grupo de agentes de segurança do país, e foram levados para longe, disse John Hocevar, membro do grupo de manifestantes que filmou a ação. Ele disse não saber para onde os espectadores foram levados. Representantes do departamento de segurança pública de Pequim e a estação de polícia da praça Tiananmen não comentaram o assunto.