Olho aberto

China: vice-premiê vai à Europa e se habilita à sucessão

O vice-premiê da China, Li Keqiang vai viajar para Rússia, Hungria e Bélgica na quinta-feira, enquanto o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, ainda permanece em sua turnê europeia. As visitas sinalizam uma concentração incomum de interesse por parte de Pequim na região atormentada por problemas financeiros e incertezas políticas.

Apontado como herdeiro do atual premiê, Li deverá usar as visitas para aumentar ainda mais sua influência em assuntos globais, antes que formalmente assuma o gabinete de Wen Jiabao em março do ano que vem. O destaque da viagem de Li será a sua ida a Bruxelas (Bélgica), onde se encontrará com altos funcionários da União Europeia – e, provavelmente, discutirá o papel do seu país nos desdobramentos da grave crise da dívida na zona do euro.

“Esta é a última da série de viagens que Li tomou para confirmar ou consolidar suas credenciais. As visitas anteriores foram um teste e ele se saiu bem. A percepção é a de que já foi reconhecido o seu status como próximo primeiro-ministro”, disse Patrick Chovanec, um professor de economia da Universidade Tsinghua, em Pequim. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna