China protesta sobre visita da Índia a área disputada

A China intimou o embaixador da Índia para explicar a visita do primeiro-ministro Narendra

Modi a uma região disputada nos Himalaias. Na sexta-feira, Modi visitou o estado indiano de Arunachal Pradesh, um imenso território de quase 84.000 quilômetros quadrados que a China reivindica como parte da zona pertencente ao Tibet.

Modi marcou o 28º aniversário de Arunachal Pradesh sendo declarado um estado, inaugurou uma linha de trem e chamou a atenção para projetos hidrelétricos para impulsionar o crescimento regional.

O Ministério das Relações Exteriores da China informou no sábado à noite que o vice-ministro das Relações Exteriores, Liu Zhenmin, chamou o embaixador da Índia, Ashok Kantha, para declarar “forte insatisfação e firme oposição” à visita, dizendo que enfraqueceu a soberania territorial da China.

Liu disse que a China dá importância ao desenvolvimento das relações com a Índia. Ele pediu ao governo indiano para não tomar nenhuma decisão que possa complicar essa questão e tentar resolver o tema por meio de negociações bilaterais.

A China e a Índia travaram uma batalha por fronteiras breve, mas sangrenta, em 1962. Os países iniciaram as negociação para solucionar os conflitos em 1996.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo