A China anunciou nesta sexta-feira a exoneração de um graduado diplomata por causa de violações disciplinares, em um sinal de que a campanha do presidente Xi Jinping contra a corrupção chegou aos mais altos níveis do serviço diplomático do país.
Em comunicado, o Ministério de Relações Exteriores chinês afirmou que Zhang Kunsheng, um assistente do titular da pasta, é “suspeito de violar a disciplina e está sob investigação”, utilizando termo frequentemente utilizado pelas autoridades do país para designar corrupção.
Zhang era responsável por tratar de questões da América Latina e Caribe e acumulava o cargo de diretor do departamento de protocolo, segundo sua biografia oficial no site do ministério. Qin Gang, o porta-voz do ministro, assumiu essa segunda posição de Zhang, de acordo com a agência de notícias estatal China News Service.
As autoridades do país tomaram a luta contra a corrupção como uma questão de vida ou morte para o Partido Comunista e tentam reduzir o descontentamento do público com as fraudes em todos os níveis do governo. Fonte: Dow Jones Newswires.