A China divulgou nesta segunda-feira (26) as primeiras imagens da Lua feitas pela sonda Chang E 1, lançada ao espaço na semana passada para uma missão em órbita do satélite natural da Terra. As imagens foram divulgadas em uma cerimônia de gala no Centro de Controle Aeroespacial de Pequim, marcando o início formal da missão do satélite de documentar a superfície da Lua.
Ao revelar a imagem, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, qualificou a missão como o maior passo do "milenar sonho chinês" de explorar o satélite. A imagem em preto e branco mostra com clareza as crateras na superfície lunar. A expectativa chinesa é de que a sonda vasculhe toda a superfície da Lua pela menos uma vez até o início de 2008.
O lançamento da Chang E 1 ocorreu semanas depois do envio de uma missão similar pelo Japão, alimentando especulações de uma corrida espacial na Ásia. A Índia tem planos de enviar uma sonda para a Lua em abril.
Autoridades chinesas desconsideram tais rumores e afirmam que Pequim tem planos de usar seu programa espacial para cooperar com outros países e de participar da construção da estação orbital internacional Alpha.
Em 2003, a China tornou-se apenas o terceiro país no mundo a enviar com recursos próprios um homem ao espaço sideral, atrás apenas do Estados Unidos e da Rússia. Pequim tem planos de enviar missões tripuladas à Lua ao longo da próxima década.