A China planeja reconstruir habitações para 10 milhões de famílias dentro de cinco anos, como parte dos planos para facilitar o crescimento econômico e melhorar as condições de vida da população, disse o Conselho Estatal, que é o gabinete do governo da China, em um comunicado na quarta-feira.

continua após a publicidade

Das 10 milhões de famílias, 3,04 milhões terão novas moradias neste ano, acrescentou o comunicado. Estas observações foram feitas após uma reunião do gabinete presidido pelo premiê Li Keqiang.

Pequim vai encorajar instituições financeiras a conceder empréstimos a esses projetos e pretende estimular empresas privadas a participarem na reconstrução das residências, disse o comunicado. A instituição acrescentou que as políticas de indenização serão aprimoradas e não haverá demolições forçadas ou despejos.

Demolições e realocações na China são importantes fontes de descontentamento público e agitação social, o podem ser considerados como consequências não intencionais de um ritmo alucinante de crescimento econômico nos anos anteriores. Pequim tem dito que quer reestruturar a economia para colocá-la em um caminho de crescimento mais sustentável.

continua após a publicidade

Formadores de políticas da China têm considerado planos de urbanização acelerada, que inclui reformas no registro de residências, conhecido como sistema “hukou”, além de mudanças em impostos e políticas que estimulam o empreendedorismo. Fonte: Dow Jones Newswires.