A China derrubou a norma que proibia a entrada de pessoas portadoras do vírus HIV no país, após duas décadas. A decisão acontece antes da Expo Xangai – evento que reunirá representantes de dezenas de países para debater políticas urbanas – e também segue medidas semelhantes já tomadas pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul para eliminar restrições de viagem para pessoas com HIV.
A proibição chinesa foi decidida com base em “conhecimento limitado” sobre o HIV na época e se mostrou inconveniente para o país quando são realizados eventos internacionais, afirmou o Conselho de Estado em comunicado.
O diretor do Centro Nacional para Controle e Prevenção de Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis, Wu Zunyou, disse que a medida vai ajudar a reduzir o estigma enfrentado por pessoas com o HIV na China.
O assunto ainda é considerado um problema no país, apesar da divulgação das visitas feitas pelo presidente Hu Jintao e pelo primeiro-ministro Wen Jiabao a pacientes com Aids. Como em muitos outros países, o estigma faz com que muitas pessoas fiquem relutantes em fazer o exame.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)