China cresceu cerca de 10% em 2010, diz vice-premiê

A economia da China cresceu cerca de 10% em 2010, com as vendas do varejo registrando expansão ao redor de 18,5%, informou o vice-primeiro-ministro Li Keqiang, de acordo com um discurso publicado hoje na página do governo central chinês. A demanda doméstica contribuiu para cerca de 90% do crescimento em 2010, cita o documento, atribuindo a informação a um discurso de Li a líderes empresariais na Alemanha.

Li acrescentou que a China tem capacidade e condições de conquistar uma expansão econômica acelerada e estável no longo prazo. Li, constantemente visto como um sucessor de Wen Jiabao daqui a dois anos, está visitando a Alemanha como parte de um tour de nove dias pela União Europeia, o maior parceiro exportador da China. Antes da Alemanha, Li visitou a Espanha. No domingo, ele viajará para o Reino Unido.

O vice-primeiro-ministro acrescentou em seu discurso que a China está atenta aos problemas do endividamento soberano de alguns dos países da União Europeia e vai dar apoio para as políticas de estabilização adotadas por países relevantes, pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional. Li verbalizou que tem confiança de que a UE vai conseguir superar seus problemas temporários e assegurar uma expansão econômica segura.

No início da semana, o vice-premiê da China e o vice-ministro de Comércio, Gao Hucheng, se comprometeram a continuar comprando papéis da dívida soberana da Espanha, o que foi uma mensagem bem-vinda para a endividada Espanha. “A China é um investidor de longo prazo e responsável e vai continuar tendo um impacto positivo e estabilizador nos mercados internacionais”, comentou Li, acrescentando que a União Europeia continuará como um mercado importante para investimentos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo