China censura Google de Hong Kong, diz jornal

Autoridades da China bloquearam hoje o acesso ao site de buscas do Google que funciona a partir de servidores de Hong Kong. Agora, os usuários chineses não conseguem ver o conteúdo não censurado do site alternativo, segundo reportagem da edição online do jornal New York Times.

Computadores do governo da China estão bloqueando o conteúdo ou fazendo uma filtragem de links do www.google.com.hk. Além disso, a China Mobile, maior empresa de telefonia sem fio do país, deverá cancelar um acordo segundo o qual apresentava a ferramenta de buscas do Google em sua home page.

Mais cedo, Qin Gang, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, afirmou que o conflito entre o Google e o governo do país não vai afetar as relações com os EUA. “Não está claro para mim como isso poderia afetar as relações entre EUA e China, a não ser que alguém queira politizar isso”, disse Qin.

Ontem, o Google anunciou que parou de censurar seu serviço de busca na internet na China, afirmando que vai redirecionar os usuários que acessarem o endereço www.google.cn para ferramentas de busca de Hong Kong. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo