A China está construindo seu segundo porta-aviões, desta vez, inteiramente com tecnologia nacional, segundo o Ministério da Defesa do país anunciou nesta quinta-feira.

continua após a publicidade

O porta-voz coronel Yang Yujun disse à imprensa, durante uma coletiva, que a embarcação de 50 mil toneladas está sendo construída no nordeste do porto de Dalian. Atualmente, a China conta com apenas um porta-aviões que foi comprado da Ucrânia mais de uma década atrás e que foi equipado com material chinês.

A China anunciou este notável avanço militar em um momento de crescentes tensões com países vizinhos como as Filipinas e Vietnã pela soberania de arquipélagos do Mar da China Meridional, como as ilhas Spratly e as Paracel.

A China também vem acrescentando destróieres e submarinos nucleares à sua frota. Sua modernização naval rápido é visto como destinado a fazer valer os seus créditos marítimos e estender o controle de suas costas. O país reivindica soberania sobre quase todo o Mar da China Meridional, que é o lar de rotas de navegação chave, de pesqueiros e conta com uma riqueza potencial de recursos minerais. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade