China acusa Japão de tornar ilhas ‘assunto quente’

A China acusou hoje o Japão de distorcer os fatos em torno da questão das disputadas ilhas do Mar da China Oriental, um mês após uma embarcação de pesca chinesa colidir com dois barcos da Guarda Costeira japonesa na área. O capitão do barco chinês foi preso por um período, gerando tensão diplomática entre as duas partes.

O ministro assistente das Relações Exteriores da China Hu Zhengyue disse a jornalistas que o Japão estava transformando as ilhas em um “assunto quente”. A declaração foi dada no intervalo de um encontro regional da Ásia.

Os ministros das Relações Exteriores de Japão e China se encontraram mais cedo hoje, em uma tentativa de reparar a relação após a disputa. As relações diplomáticas entre as duas nações atingiram seu ponto mais baixo em cinco anos por causa dessa disputa. A China ressaltou novamente sua soberania sobre as ilhas, conhecidas como Senkaku no Japão e como Diayu na China. A cadeia de ilhas é controlada atualmente pelo Japão, mas reivindicada por Pequim e também por Taiwan. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna