Autoridades chilenas impuseram hoje um toque de recolher de 18 horas em Concepción, no centro do país. A cidade tem sofrido com saques desde o terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter que atingiu o Chile na madrugada de sábado e deixou ao menos 723 mortos. O toque de recolher em Concepción foi ampliado para começar antes de anoitecer, a partir das 18 horas, até o meio-dia de amanhã, segundo o general Guillermo Ramirez.
Também hoje, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, desembarcou em Santiago para discutir com autoridades locais como os Estados Unidos podem contribuir para o esforço internacional de ajuda ao país sul-americano. A principal diplomata norte-americana viajou de Buenos Aires, na Argentina, para a capital chilena.
A comitiva de Hillary leva cerca de 20 telefones por satélite para ajudar autoridades chilenas a obter informações sobre as necessidades de áreas até então isoladas. “Um dos grandes problemas deles tem sido as comunicações”, afirmou a secretária ainda no aeroporto de Montevidéu, no Uruguai, antes de seguir para a Argentina. “Eles não conseguem se comunicar em Concepción e em algumas das áreas próximas. Eles não têm conseguido chegar a algumas áreas isoladas.” As informações são da Dow Jones.