O poderoso “czar de desastres” da Itália está deixando seu emprego de quase uma década. O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse hoje que Guido Bertolaso, chefe do Departamento de Proteção Civil, deixará o cargo na próxima semana. “É uma perda relevante e importante, que nós vamos sentir”, afirmou Berlusconi.

continua após a publicidade

Bertolaso, de 60 anos, disse várias vezes que gostaria de deixar o cargo e se aposentar. Com 60 anos, ele teve que administrar vários desastres e eventos no país desde 2001 – da logística do funeral do papa João Paulo II, que atraiu milhões a Roma, aos esforços de auxílio aos desabrigados pelo terremoto em L’Aquila, nos Abruzzi, e às crises do lixo em Nápoles no ano passado e neste ano, além das enchentes em Messina (Sicília).

Atualmente, Bertolaso é investigado em um caso de corrupção que envolve obras públicas feitas na Itália pouco antes da reunião dos líderes do G-8 (grupo dos 7 países mais industrializados e a Rússia), no ano passado. Ele nega qualquer envolvimento no episódio. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade