Chefe da AIEA lamenta opção do Irã de barrar inspetores

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, lamentou hoje a decisão do Irã de barrar inspetores da agência no país. Segundo Amano, isso atrapalha a capacidade da AIEA de realizar suas investigações. “Eu fiquei sabendo com grande pesar da decisão do Irã de se opor à designação de dois inspetores que recentemente conduziram inspeções no Irã”, disse Amano ao conselho de 35 membros da agência.

“A repetida objeção do Irã à designação de inspetores com experiência no ciclo de combustível nuclear do Irã e em suas instalações obstruem o processo de inspeção”, afirmou ele, segundo uma cópia de seu discurso. Amano fez os comentários na abertura de uma reunião a portas fechadas do conselho de governadores da AIEA, que se realiza nesta semana.

O Irã se recusou a aceitar os dois inspetores alegando que eles haviam produzido no passado relatórios “falsos”. Amano, porém, ressaltou o profissionalismo e a imparcialidade dos inspetores. Anteriormente, o Irã já contestou nomeações de inspetores da AIEA, como lembrou Amano, citando um caso de janeiro de 2007, quando Teerã pediu que 38 inspetores da agência deixassem o país.

O enviado do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, disse que ele rejeitava “categoricamente” a alegação de que o fato de os dois inspetores terem sido barrados atrapalharia o trabalho da agência. Ele lembrou que o Irã tem o direito de barrar inspetores, de acordo com as regras da própria AIEA. Além disso, os membros da agência não são obrigados a justificar esse tipo de decisões.

Segundo Soltanieh, é “ridículo” que a AIEA reclame do caso desses dois inspetores, que fazem parte de uma equipe de “mais de 150”. Ele reclamou que nem o relatório escrito de Amano, nem os comentários do chefe da AIEA hoje foram “balanceados”, pois não davam um quadro completo do tema. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna